quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Antologias, concursos e seleções

Chega a ser impressionante a quantidade de antologias e seleções abertas no início de 2011. Como bem disse a Ana Cristina Rodrigues em seu formspring:

As antologias cobrem um nicho que aqui no Brasil não existe, que é o das revistas literárias. Muitas carreiras lá foram começam assim, com a publicação de contos em várias publicações para só depois chegar ao romance. E muitos escritores permanecem escrevendo somente histórias curtas, fazendo carreira como contistas.

Listo a seguir as de que me lembro agora. Se esqueci alguma, por favor deixe um comentário para que eu atualize este post. Mas não listarei coletâneas pagas, por razões pessoais - eu não participo deste tipo de antologia.

Steampink: Steampunk Para as Garotas - Contos steampunks escritos por mulheres, a visão feminina de um  subgênero de grande sucesso no Brasil. Editora Estronho.

VII Demônios - Sete livros, um para cada demônio e o pecado associado. Editora Estronho.

Deus Ex-Machina : Anjos e Demônios na Era do Vapor - Mais steampunk, desta vez com batalhas entre as forças demoníacas e angelicais. Editora Estronho.

1000 Universos - A revista online chega ao seu terceiro número, conclamando os autores a escrever sobre fantasmas. Café de Ontem.

FC do B: Concurso que seleciona e publica autores e que também chega a sua terceira edição. FC do B.

Dieselpunk: Vapor é bom, mas para os organizadores desta antologia, fumaça é muito melhor. Editora Draco.

A Fantástica Literatura Queer: Contos de FC & F dedicados à diversidade sexual. Tarja Editorial.

A quantidade, a variedade e o interesse despertado pelas antologias são uma demonstração do crescimento do mercado brasileiro de literatura fantástica. Para quem, como eu, tem interesse em melhorar como autor e chegar a ser publicado, estas são um caminho sólido e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário